Técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) realizam hoje ou amanhã uma vistoria no lixão de Antonina, no litoral do Estado, para verificar se a Prefeitura da cidade regularizou a disposição inadequada de resíduos no local. Em janeiro, o órgão havia multado o município em R$ 10 mil por irregularidades no lixão e dado um prazo até o último dia 8 para regularização da situação.

continua após a publicidade

O IAP autuou a Prefeitura porque constatou que a situação estava fora de controle. No ano passado, uma vistoria foi feita e os técnicos do IAP já haviam alertado a Prefeitura sobre a necessidade de readequar o lixo que é depositado no lugar. O IAP solicitou que fossem feitas melhorias no lixão. Mas, durante uma vistoria realizada no mês passado, o instituto constatou que as condições permaneciam as mesmas.

A reportagem de O Estado tentou ouvir a Prefeitura de Antonina ontem para saber se a situação estava resolvida, mas não obteve resposta. Em entrevista no dia 30 de janeiro, o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Antônio Osaki, disse que a Prefeitura estava realizando benfeitorias no lixão, com o objetivo de regularizar a situação do local e negou as informações repassadas por moradores da cidade sobre o lixão no bairro Saivá. 

continua após a publicidade