Pesquisadores do Núcleo de Entomologia Médica de Maringá, pertencente à 15ª Regional de Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde, descobriram uma nova espécie de inseto flebotomíneo (subfamília de insetos com duas asas). A descoberta aconteceu na Ilha Rasa, em coletas feitas com armadilhas elétricas luminosas, no interior de um túnel artificial que em outros tempos era utilizado por usineiros para a extração de minérios.
A nova espécie foi encontrada pelos técnicos durante a realização de estudos entomológicos (em insetos) iniciados em 2005, e publicados em agosto de 2007, no município de Adrianópolis, região do Vale do Ribeira.
O novo flebotomíneo recebeu o nome de Brumptomyia angelae em homenagem a Ângela Cristovalina Pernier dos Santos, esposa de Demilson Rodrigues dos Santos, um dos autores deste trabalho. Segundo o coordenador de entomologia da Secretaria, Allan Martins da Silva, também um dos autores da descoberta, a nova espécie faz parte da família dos transmissores da Leishmaniose Tegumentar Americana. Apesar disso, o novo inseto não traz nenhum risco ao ser humano.
?Após inúmeras análises literárias para comprovar se realmente era uma espécie nova, constatamos que o inseto não tem ligação direta com a transmissão da leishmaniose, apesar de ser da mesma família dos insetos transmissores da doença é inofensivo?, garantiu Silva.
Para o técnico Demilson Rodrigues dos Santos, a descoberta de uma nova espécie de inseto é motivo de grande satisfação. ?Ser o primeiro no mundo a identificar o Brumptomyia angelae traduz a importância do nosso trabalho para a ciência e, sobretudo, para a sociedade?, relata. Santos explica que é por meio dessas descobertas que se aplicam medidas mais eficientes de controle de populações de insetos transmissores de agentes patogênicos.
O trabalho com a descrição da nova espécie foi publicado na Revista Memórias, do Instituto Oswaldo Cruz (Volume 102, número 5), e cita como autores a Dra. Eunice Aparecida Bianchi Galati, da Universidade de São Paulo (USP), além dos técnicos Demilson Santos e Allan da Silva.
