Hoje é o Dia Nacional dos Técnicos Agrícolas, categoria que comemora também a aprovação do projeto que institui os conselhos regionais e federal da classe no Senado e na Câmara Federal. Agora só falta o presidente Fernando Henrique sancionar a lei, o que deve acontecer nos próximos 30 dias.

Vinculados ao Sistema Confea/Crea por força da Lei 5.194/68, os técnicos agrícolas lutam há 20 anos pela criação do conselho. “Queremos impedir que esses órgãos autoritários acabem com a nossa profissão, pois no sistema atual não temos direto a nada”, diz o presidente do Sindicato dos Técnicos Agrícolas do Paraná (Sintea-PR), Gilmar Zachi Clavisso. O Estado do Paraná tem mais de 5 mil técnicos agrícolas, porém apenas 3 mil são filiados ao Sintea-PR.

Contrapartida

Para o segundo secretário do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná (Crea-PR), agrônomo Álvaro José Cabrine Júnior, a criação dos conselhos regionais e federal dos técnicos agrícolas não vai mudar as atividades do órgão. “A fiscalização vai continuar a mesma, pois somente os técnicos registrados no Crea vão poder exercer a função”, garante. “Por essa razão, não entendo todo esse barulho que esses profissionais estão fazendo.”

continua após a publicidade

continua após a publicidade