TCs discutem metodologia para avaliar professores

Cerca de 110 técnicos, auditores e conselheiros de 33 Tribunais de Contas do País estão reunidos em Curitiba para discutir a metodologia que será aplicada na execução de um levantamento sobre a capacitação dos professores que atuam no ensino fundamental brasileiro. O diagnóstico sobre a formação de docentes está sendo realizado através de auditoria operacional e deve ser divulgado até o final deste ano.

Segundo o diretor de Educação à Distância da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (MEC) e coordenador geral da Universidade Aberta do Brasil, Celso Costa, o País tem atualmente 12 programas voltados à capacitação de professores.

A avaliação destes programas pelos Tribunais de Contas é considerada positiva. “O trabalho realizado pelos tribunais gera transparência e permite a socialização do uso dos recursos públicos e das metas a serem alcançadas dentro dos programas, além de possibilitar o comprometimento de todas as esferas do poder público. Os tribunais estão nos proporcionando uma ajuda técnica que faz com que nos tornemos mais seguros nas decisões a serem tomadas”, diz Costa.

No Paraná, a auditoria operacional irá abranger o ensino de quinta a oitava séries do ensino fundamental, mantido pela rede estadual de educação. De acordo com o Tribunal de Contas do Paraná, oito técnicos estão envolvidos no diagnóstico, que irá incluir entrevistas com alunos e professores. “Com as auditorias operacionais, queremos qualificar a gestão pública”, afirma o presidente do TC do Paraná, Nestor Baptista.

A realização regular de auditorias é considerada prioridade do Programa de Modernização do Sistema de Controle Externo dos Estados, Distrito Federal e Municípios Brasileiros (Promoex), mantido com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

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