Tatame de Histórias faz comparações de culturas na Expo Imin 100

 Mostrar as diferenças, as semelhanças e as influências das culturas nipônica e brasileira. Este é o objetivo do projeto "Tatame de Histórias", que será realizado, pela Secretaria Municipal de Educação, em um dos estandes da Expo Imin 100 Londrina. O evento será entre os dias 18 e 22 de junho, em três horários distintos – 14h30, 16h30 e 19h30. As apresentações contam com a participação direta das escolas municipais Maria Carmelita, Melvin Jones e Moacyr Teixeira; e indireta de toda a rede municipal de ensino.

Conforme o organizador do "Tatame de Histórias", Rovilson José da Silva, nove professores, que integram o projeto "Palavras Andantes" da secretaria, vão participar das apresentações. "São três performances diárias feitas pelos professores da rede municipal", citou. Silva explicou que eles vão contar histórias folclóricas, que envolvem os mitos nipônicos e brasileiros. "São contos sobre as duas culturas que se influenciam, mostrando as suas diferenças e semelhanças. Haverá uma história, por exemplo, que envolve o dragão e o boi tatá", completou.

Ele afirmou ainda que as apresentações pretendem mostrar a aproximação das duas culturas durante todo o Centenário da Imigração Japonesa. "São duas histórias que se encontraram e que, atualmente, fazem referência uma à outra", comentou. O organizador ressaltou que antes de chegar ao tatame para ouvir a história, o interessado vai fazer um percurso composto por um cenário decorado com referências nipônicas e brasileiras. "A decoração também vai ajudar o participante a entender a influência de ambas as culturas", argumentou.

 Silva disse que o percurso será preenchido por objetos referentes às duas etnias. "Vamos ter uma distribuição de cores durante o trajeto. Decorações tradicionais japonesas farão parte do cenário até a apresentação, que será feita no próprio tatame", destacou. Ele explicou que os professores não vão usar um figurino japonês, mas que, durante a performance, eles irão apresentar o vestuário nipônico ao público. "A medida em que o professor se caracteriza, ele vai explicando a história do vestuário japonês", enfatizou. O organizador afirmou, também, que a apresentação é aberta para todo o público.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo