Logo que a empresária Sandra Dalcuchi chegava em casa, depois de um dia inteiro de trabalho, tinha que administrar os dois filhos, de 7 e 9 anos, que queriam atenção e ajuda para fazer as tarefas da escola. Além do conflito, que era gerado pela diferença de idade e necessidades, o telefone e a televisão acabavam interferindo na atenção das crianças. Esses problemas só foram resolvidos depois que Sandra encontrou um local adequado onde os filhos são acompanhados nas tarefas escolares, e o tempo que sobrou, ela aproveitou para melhorar a qualidade do relacionamento com as crianças.
A idéia de criar um espaço para acompanhar as crianças nas tarefas da escola foi da fonoaudióloga e mestre em lingüística Betina Moreschi Antonio, que também tinha a mesma dificuldade com os filhos. ?Os dois estudam em horários diferentes, e ao invés de fazerem as tarefas nos períodos livres, ficavam brincando no computador. Só quando eu chegava em casa à noite é que eles começavam as tarefas?, comentou. Por isso, Betina criou o espaço onde as crianças têm uma rotina de estudo, e recebem o apoio de uma professora. Além disso, comenta, ?elas acabam trocando idéias com outras crianças sobre os assuntos que já tiveram, e até sobre o conteúdo diferenciado das escolas?.
A estudante Daniela Abreu, 8 anos, achou bem melhor fazer a tarefa fora de casa. ?Em casa eu não conseguia, tinha preguiça. Aqui é melhor?, falou. A mãe da menina, Edna Abreu, comentou que a filha tinha muita dificuldade de concentração e não sabia como estudar. ?Toda noite ela chorava porque não sabia estudar, e eu não sabia como ajudá-la. Agora ela criou uma rotina?, disse. A mesma mudança observou a funcionária pública Tatiane Mello Cleve, que garante que hoje o filho Heitor, de 8 anos, está mais organizado com os estudos.
O acompanhamento nas tarefas escolares é oferecido pelo Centro de Convivência da Linguagem, e os custos variam de R$ 50 a R$ 25 por mês. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3363-5501.