Os tapumes que cercam as obras da Praça Espanha foram transformados em espaço de Arte. Atendendo a um convite da Fundação Cultural de Curitiba, 33 artistas plásticos fizeram uma série de intervenções utilizando técnicas como o estêncil, grafite, tecido, colagem, lamb, fotografia e outras. A ação foi promovida em parceria com a Associação dos Comerciantes da Região da Praça Espanha (ASCORES) e apoio das tintas Coral que fez a doação do material utilizado através do projeto “Tudo de Cor pra Você” com curadoria de Jo Maciel.
Quem passar pela praça em obras apreciará a arte de Adriano Bohra (Japen), André Coelho, Benett, Claudia de Lara, Cleverson Pacheco (Café), Dell Ribeiro (Dstak), Eduardo Mello (Artestenciva), Estudio CUCO, Felipe Kota, Gustavo Malucelli, Gustavo Santos Silva (Gustas), João Marcos (Utopia), Leandro Cinico, Marco Teixeira, Mauricio Vieira, Paulo Auma, Ricardo da Maia, Ricardo Humberto, Ricardo Arroz, Vanessa Murio (coletivo fotografia),Veronica Alves e Mariana Degani (Pupillas) e da gravurista Denise Roman.
Para o presidente da ASCORES, Othon Accioly, essa ação nasceu como uma tentativa de conscientizar a cidade para a não depredação dos espaços urbanos. ”Temos aqui a arte disponível para a população durante todo o período da reforma da praça”. As intervenções artísticas estão nos tapumes localizados na Rua Fernando Simas e Saldanha Marinho. Os tapumes localizados na Rua Carlos de Carvalho abrigarão uma exposição fotográfica coordenada pela Casa da Memória que contará a história da Praça finalizando com o projeto arquitetônico atual assinado pelo arquiteto Fernando Popp.
A gravurista Denise Roman, moradora do bairro e frequentadora da Praça ficou com a maior área para desenvolver a sua arte. A obra está localizada nos tapumes da Rua Coronel Dulcídio. Denise conta que a Praça Espanha serviu de inspiração para várias de suas obras como por exemplo o Diário da varanda, anotações sobre a vida dos passarinhos e que por este motivo procurou a FCC para fazer parte desta ação cultural. “Venho sempre aqui. Observo os pássaros, as paineiras, pessoas e as luminárias. Todos estão representados em minhas obras. Eu não poderia não participar”.
Para Mirele Camargo, relações institucionais da FCC, a utilização dos tapumes na praça que é um polo turístico, gastronômico e cultural “reflete as características da Praça Espanha”. A Praça Espanha está fechada com tapumes para a realização da segunda etapa das obras de reforma, que deve durar quatro meses. O local está passando por uma revitalização geral, que inclui ampliação e melhorias do piso central, do palco, da iluminação, do paisagismo e da acessibilidade.
Revitalização
Com a revitalização, o piso central da Praça Espanha será ampliado de 978 para 1,3 mil metros quadrados e ganhará iluminação embutida. A acessibilidade será melhorada com a substituição das calçadas externas por paver e a criação de rampas de acesso. O projeto prevê ainda manutenção da área do pergolado e do palco e instalação de um deque de madeira. Acima do palco, será instalada uma cobertura metálica.
Outros equipamentos da praça, como o chafariz, o parquinho e o Farol do Saber também passarão por manutenção. O paisagismo da praça será renovado, assim como a iluminação. Será feita ainda a substituição de toda a rede elétrica. Na Casa da Leitura Miguel de Cervantes haverá reforma nas esquadrias, obras de acessibilidade nos sanitários, melhorias nas instalações elétricas e hidrossanitárias e do sistema de ar-condicionado.