Tamandaré presta contas sobre o Bolsa-Família

O presidente da Câmara dos Vereadores de Almirante Tamandaré, Lourenço Buzato, deve encaminhar ainda esta semana para o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Ministério Público (MP) e Procuradoria Geral da República, cópias do relatório final sobre as irregularidades encontradas na distribuição dos benefícios do Bolsa-Família. Foi o segundo caso repercutido no Paraná. O primeiro ocorreu em Piraquara, também na RMC.

Na última quarta-feira, a Câmara votou pela aprovação do relatório, depois de cinco meses de investigação em 300 cadastros do programa nacional de transferência de renda. Tamandaré tem cerca de 5 mil beneficiários do Bolsa-Família. O vereador e relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), Luiz Piva (PT), informou que todos os órgãos nacionais responsáveis receberão os ofícios. A apuração das supostas irregularidades foi iniciada em maio. “No momento estamos aguardando. Fizemos nosso trabalho: o relatório foi aprovado e esperamos que todas as denúncias se confirmem”, disse.

Entre as irregularidades citadas, estavam os cadastros de endereços de moradores de Curitiba, Praia de Leste e São Jerônimo da Serra, que recebiam o benefício. No dia da votação, o prefeito Cézar Manfron declarou que apoiava a investigação e que já tinha proposto uma CPI anteriormente. Para o vereador Piva, a atitude pareceu estranha, pois os votos dos vereadores da bancada foram contra o relatório. “Isso ficou meio estranho porque a base do apoio do prefeito se mostrou contra o que a CPI apurou”, informou.

A assessoria do MDS informou que o relatório sobre os trabalhos realizados nas cidades de Piraquara, Cáceres (MT) e Pedreira (MA) só serão finalizados no início da próxima semana. Dois fiscais do ministério levantaram dados nos três municípios citados na reportagem do programa Fantástico, exibida no último dia 17. Depois de apurar as condições em que o programa estava e conversar com as administrações municipais e diversas famílias atendidas pelo programa, os fiscais vão cruzar todos os dados para formular o documento final.

Entrega

A Caixa Econômica Federal (CEF) continua entregando os cartões do Bolsa-Família que estavam retidos nas agências do banco desde a semana passada, em virtude do processo eleitoral. No mutirão feito no sábado, foram entregues no Paraná 1.500 cartões. A CEF também informou que em Curitiba, na agência da Praça Carlos Gomes, 450 cartões ainda estão retidos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo