A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou ontem cinco casos de meningite no município de Almirante Tamandaré, Região Metropolitana de Curitiba. Quatro crianças e uma mulher apresentaram sintomas da doença e foram internadas para observação. Um dos casos é do tipo mais grave da doença, a meningocócica. Foram registrados também um caso de meningite bacteriana e um viral, cujo paciente teve alta ainda na tarde de ontem.
Imediatamente à identificação da doença, a Sesa passou aos cuidados preventivos adotando o procedimento de quimioprofilaxia, ou seja, bloqueio da transmissão por meio de medicamentos aplicados em todas as pessoas que tiveram contato com as crianças, entre colegas de turma, funcionários e familiares.
Apesar de não ter havido recomendação por parte das secretarias municipal e estadual da Saúde para suspensão de aulas nas escolas, uma das instituições de ensino onde estudam duas das crianças fechou as portas e mandou os alunos de volta para a casa temendo novas contaminações.
As creches também foram alertadas a não suspender o atendimento pela Sesa, que temia o fechamento em decorrência de duas das infecções terem sido registradas na creche Centro Municipal de Educação Infantil Lamenha Grande. De lá, um bebê de seis meses e a mãe foram para o hospital.
A Secretaria da Saúde de Almirante Tamandaré avisa a população que não há motivo para maiores preocupações, uma vez que os casos registrados não se tratam de um surto. No entanto, a recomendação é de que os pais estejam atentos aos principais sintomas da doença e, em caso de suspeita, procurem atendimento médico imediatamente.
Entre os principais sintomas estão febre alta, dor de cabeça acentuada, vômitos, dificuldade de movimentar o pescoço e, em alguns casos, manchas vermelhas pelo corpo. Cuidados como abrir as janelas em locais com grande concentração de pessoas pode evitar a contaminação.
Somente este ano, em Almirante Tamandaré, já foram registrados 19 casos de meningite – oito do tipo viral, quatro bacterianas, dois pneumocócicas, três meningocócicas e dois ainda em investigação. Dentre os 399 municípios monitorados em todo o Estado pela Secretaria de Saúde, durante o ano inteiro, já foram registrados, até a última quinta-feira (28), 188 casos de meningite meningocócica, com 60 mortes. Na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), foram 88 casos com nove mortes, incluindo a capital.