Conforme já havia anunciado, em nota oficial, a Companhia TAM Linhas Aéreas deixou de operar, neste domingo (23) na cidade de Maringá, no noroeste do Paraná. Há registros de que 300 passageiros utilizam a Companhia diariamente.
Os últimos dois vôos operados pela TAM em Maringá ocorreram ontem às 6 horas da manhã, com destino Guarulhos (SP), e às 15h15, para Curitiba. Além de Maringá a TAM deixa de operar também na cidade gaúcha de Caxias do Sul.
A Companhia alega a decisão foi tomada por causa da adequação na estratégia e na malha no Sul do país. Com a ausência da TAM, os passageiros terão de utilizar outras empresas como Gol (que tem como destino a capital paranaense) e a Trip (hoje com vôos entre Maringá, Curitiba e Cascavel, no Paraná, além de Campo Grande, Campinas, Rondonópolis, Cuiabá, Sinop, Alta Floresta, Vilhena, Ji-Paraná e Porto Velho.
Ontem, manifestantes estiveram no Aeroporto de Maringá para protestar pela decisão. Eles usavam e distribuiam pequenas faixas pretas que eram presas no braço como forma de luto.
Está previsto uma reunião na próxima quarta-feira (26) entre uma comitiva com representantes da prefeitura de Maringá e entidades com dirigentes da TAM. A intenção é tentar reverter a decisão da empresa aérea.
Segundo pessoas ligadas à agências de viagens, a TAM é responsável por pelo menos 50% do movimento do aeroporto local.