Ao acompanhar a dificuldade que a sua sobrinha enfrentava ao tentar aprender a jogar xadrez, Jefferson Todor, morador de Colombo, resolveu ajudá-la a desenvolver seu raciocínio. Depois de anos de estudo, criou um jogo de tabuleiro inovador, que pretende estimular o pensamento de crianças e adultos. O brinquedo possui peças com setas, que indicam os caminhos possíveis a serem seguidos no tabuleiro. O jogo se assemelha à dama e ao xadrez.
Todor conta que, na época, comentou-se em sua casa como seria o aprendizado se as peças tivessem setas indicando o que fazer. Em 1996, ele começou a pesquisar para saber se havia algo neste sentido. Não encontrou nada similar e, a partir disso, começou a desenvolver o jogo.
Com o nome de Defesataque, o jogo possui um tabuleiro que lembra muito a dama e o xadrez. As peças possuem setas, indicando as opções do jogador. Isso faz com que o jogo seja facilmente compreendido. ?As regras já estão na própria peça?, anuncia Todor. O jogo é composto por um tabuleiro com 12 colunas e 15 linhas, além de 32 peças para cada jogador. O objetivo é ?capturar? o Rei, peça fixada próxima à borda do tabuleiro.
Apesar disso, o brinquedo estimula o raciocínio. ?Quando trabalhava em uma escola, via que os alunos tinham dificuldade para pensar. Querem tudo pronto. O mesmo acontece com os viciados em computadores. Este jogo desafia a mente humana, porque não se sabe como o adversário vai jogar. Se copiar as jogadas, vai perder?, explica Todor.
Praticamente toda a fabricação dos tabuleiros e das peças acontece na casa do inventor. O jogo já está patenteado e há projetos para a sua comercialização. Em caráter de testes, pessoas com deficiência mental leve estão utilizando o brinquedo no Pequeno Cotolengo. ?Daqui a um mês teremos a resposta de como foi essa experiência. Pelas primeiras informações, houve uma resposta positiva. Quis fazer um produto pedagógico, que pudesse ser utilizado por todas as pessoas, de qualquer idade e em qualquer condição?, comenta Todor. Ele estima que o produto será vendido por R$ 20.