Syngenta Seeds entra na Justiça para recuperar fazenda

A empresa Syngenta Seeds entrou na Justiça com um mandado de segurança, ontem, contra a desapropriação da estação de pesquisa em Santa Tereza D?Oeste, no Paraná.

A desapropriação da fazenda experimental foi decretada no último mês de novembro pelo governador Roberto Requião. Em comunicado à imprensa, a empresa afirma que aguarda a decisão judicial para poder retomar as pesquisas, reativando a estação.

A área da multinacional, em Santa Tereza, tem 127 hectares e fica próxima ao Parque Nacional do Iguaçu. Na unidade, a Syngenta informa que ?desde o início das operações no local, em 1986, sempre obteve a documentação e as autorizações adequadas para realizar suas atividades de pesquisa e desenvolvimento?. No entanto, em março de 2006, integrantes da Via Campesina ocuparam a fazenda, sob a alegação de cultivo ilegal de produtos transgênicos. As atividades foram paralisadas.

Mesmo a reintegração de posse tendo sido emitida ainda em março, a situação polêmica se estendeu até o início de novembro, quando a ação de desocupação foi cumprida. Ainda em novembro de 2006, Requião anunciou e, no mesmo mês, assinou um decreto estadual (n.º 7.487) de desapropriação da área. A intenção é fazer do local ?um centro de agroecologia?. A atitude do governador foi bastante criticada, pois muitos consideravam a medida como política e não técnica. Na época que a desapropriação foi decretada, a Syngenta informou a intenção de recorrer.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo