A investigação de alguns casos suspeitos de picadas por aranha marrom em Cascavel, no oeste do Estado, colocou em alerta os profissionais de saúde. Neste ano, até agora, nenhum caso foi confirmado, mas há vários sob avaliação.
Por enquanto, a 10.ª Regional de Saúde – que abrange Cascavel e outros municípios da região – não informa a quantidade exata de suspeitas, até porque os números só são computados depois da confirmação. Porém, um trabalho de conscientização já vem sendo feito nas residências. Dez aranhas – que podem ser marrons – foram coletadas.
No ano passado, foram confirmados quatro casos de picada de aranha marrom em Cascavel. Em toda a regional, foram 48. Em 2007, foram 75 confirmações. Neste ano, a morte de um adolescente de 15 anos colocou as autoridades de saúde em alerta. Ele tinha uma picada de inseto na pele, porém não foi confirmado que seria de uma aranha.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), foram confirmados no ano passado 4.673 casos de picadas de aranhas marrons em todo o Paraná. Em 2007, foram 6.411 casos.