A Urbs solicitou nesta quarta-feira (25) ao Instituto de Pesos e Medidas (Ipem/Inmetro) a verificação e inspeção em 195 taxímetros utilizados na frota de táxi de Curitiba.

continua após a publicidade

O pedido foi feito em função de investigação feita pela Urbs a partir da semana passada, com apoio da Delegacia de Defesa do Consumidor, em que se localizou em um veículo uma peça adicional no taxímetro que permite alterar a tarifa em 30%, com prejuízo para o consumidor.  Esta peça pode ser acionada pelo motorista a qualquer momento e foi localizada em taxímetros de uma marca específica e é por isso que está sendo solicitada a inspeção.

Os resultados da investigação e o equipamento foram encaminhados ao Ipem/Inmetro para análise técnica. Se constatada fraude ao sistema através da utilização desse mecanismo, a Urbs irá instaurar processo administrativo para cassação de licença destes taxistas.

A solicitação de vistoria em todos os táxis que tenham o mesmo tipo de taxímetro investigado tem como objetivo prevenir qualquer tentativa de fraude e prejuízo ao consumidor.

continua após a publicidade

Fiscalização

A fiscalização dos táxis é uma das atividades de rotina da Urbs. No ano passado os fiscais da empresa fizeram 19.788 abordagens na área de táxi. Nestas abordagens são conferidos desde os prazos de vistoria mecânica e documentação do taxista, até verificação de equipamentos inclusive certificação de aferição e lacre do Ipem/Inmetro dos taxímetros, e condições de limpeza e apresentação exigidos tanto no caso do veículo quanto do condutor.

continua após a publicidade

No total, somadas a transporte escolar e fretamento, a Unidade de Fiscalização do Transporte Comercial da Urbs fez, no ano passado, 27.589 abordagens.

O curitibano pode fazer reclamações do serviço através do telefone 156. No ano passado foram atendidas 573 solicitações feitas pelo 156 na área de táxi, incluindo tanto reclamações quanto sugestões e pedidos, por exemplo, de troca de ponto.

A frota atual de taxi de Curitiba é de 2.252 veículos e está dividida em três categorias: convencional, com 2.228 veículos; especial para pessoas portadoras de deficiência, com quatro veículos; executivo, 20 veículos e especial, com um carro. Da frota total, 65,63% operam com serviço auxiliar de Rádio Táxi. A cidade tem 358 pontos de táxi.

O cidadão pode ter informações sobre legislação, funcionamento, regulamentação e localização dos pontos de táxi acessando o site da Urbs (www.urbs.curitiba.pr.gov.br) clicando em Táxi.