Nesta época do ano os surtos de varicela são bastante comuns, principalmente entre crianças que freqüentam creches e escolas. Apesar de não ser de notificação obrigatória, a doença – também conhecida como catapora – atinge uma média de 10 mil pessoas por ano em Curitiba. Mesmo sendo considerada uma enfermidade benigna, pode apresentar complicações levando o paciente ao óbito. Nos últimos treze anos, 53 pessoas morreram na capital em conseqüência da varicela.
Causada pelo vírus Varicela zoster, essa doença infecciosa é altamente transmissível, provoca lesões na pele e nas mucosas, coceira intensa, febre e dor. Para se contrair a varicela, basta entrar em contato com uma pessoa doente, já que o vírus é espalhado por gotículas de saliva ou pelo ar. Mesmo antes de saber que está com varicela, a pessoa pode transmitir o vírus, porque os sintomas só se manifestam entre 14 e 21 dias após o contágio. ?Por isso é muito comum os surtos acontecerem em ambientes fechados como creches e escolas?, comentou a diretora do Centro de Epidemiologia da Secretaria de Saúde de Curitiba, Karin Regina Luhm.
Doença bastante comum nesta época do ano provoca… |
Os sintomas iniciais da varicela são febre, coriza e tosse. Em seguida aparecem pequenas manchas nas costas, peito e abdômen. As manchas viram bolinhas vermelhas (pápulas), que se transformam em bolhinhas com líquido (vesículas) e, finalmente, em crostas (casquinhas). O único tratamento, acrescenta Karin, são os indicados para os sintomas, como antitérmicos para baixar a febre, ou um antialérgico para diminuir o prurido (coceira). As complicações da varicela são a encefalite ou meningite.
…lesões na pele e nas mucosas, além de coceira intensa. |
De acordo com Karin Luhm, outra complicação que pode aparecer são as infecções bacterianas secundárias, que surgem quando o doente se coça e deixa a pele vulnerável a esse tipo de microorganismo. ?Por isso é importante manter os hábitos de higiene, ou seja, tomar banho diariamente para evitar as complicações?, disse. Apesar de os casos de mortalidade em função da doença serem baixos, eles podem ocorrer. Em Curitiba são registrados em média dois a três casos por ano.
Uma das formas de prevenção da varicela é a vacina contra a doença, que deve ser aplicada no primeiro ano de vida. Porém ela ainda não é ofertada gratuitamente no calendário vacinal do Ministério da Saúde, e por isso não está disponível nas unidades de saúde. Nas clínicas particulares a vacina custa em média R$ 80. Outra forma de reduzir as chances de contaminação da doença é manter os ambientes ventilados.