Um surto de meningite viral tem preocupado a população de Londrina neste final de ano. Só em dezembro, foram atendidos na cidade 93 casos da doença, que não é tão perigosa quanto a meningite bacteriana, mas causa dores, vômitos, febre e irritabilidade, principalmente em crianças menores de 10 anos.
O clima quente da cidade é propício para a transmissão do vírus e, segundo a Secretaria de Saúde de Londrina, é a principal causa para o grande número de pessoas contaminadas. Apesar de reconhecer que 93 é um número muito elevado para a cidade, a secretaria descartou a ocorrência de uma epidemia e disse estar trabalhando para identificar e isolar o vírus causador da doença.
O vírus é transmitido via oral, através de alimentos, água, ou até chupeta contaminada, por isso, é importante redobrar a atenção com a higiene das crianças nesse período. Como os sintomas são semelhantes aos da gripe, a orientação é que os pais procurem o atendimento médico ao notarem os primeiros sintomas, para evitar maiores conseqüências. Até agora, não foram registradas mortes ou seqüelas em decorrência da meningite viral em Londrina.