Ousadia Mundial

Superação marca a história da estrada de ferro na Serra do Mar

Considerada uma das maiores e mais ousadas obras da engenharia mundial, a estrada de ferro Curitiba-Paranaguá completa hoje 130 anos de muita história, curiosidades e belos passeios. Muitos obstáculos foram vencidos para construí-la. A ferrovia passa por túneis, contorna profundos abismos e corta uma belíssima reserva de Mata Atlântica da Serra do Mar. O objetivo era facilitar o acesso entre as cidades do litoral do Paraná e a capital, além de ligar o Porto de Paranaguá aos estados do Sul, para escoar a produção de grãos.

Idealizada pelos irmãos Antônio e André Rebouças, a construção começou em 1880, com a presença do imperador D. Pedro II. Mesmo com vários engenheiros europeus da época tendo declarado que o projeto era impraticável, a obra iniciou em três frentes simultâneas: entre Paranaguá e Morretes (42 km), entre Morretes e Roça Nova (38 km) e entre Roça Nova e Curitiba (30 km). O construtor inicial Giusepe Ferrucini desistiu da obra no quilômetro 45, considerando-a impossível. Teixeira Soares o substituiu.

Quase dez mil homens foram recrutados para erguer a estrada de ferro, a maioria imigrantes que trabalhavam na lavoura. Por causa das condições precárias de segurança, cerca de 5 mil homens faleceram durante a construção. Pontes de aço foram importadas da Inglaterra e montadas no local. Paredões foram abertos, mas a natureza foi preservada. Após cinco anos, a ferrovia foi inaugurada em 2 de fevereiro de 1885. Engenheiros, autoridades, jornalistas e convidados participaram da primeira viagem entre Paranaguá e Curitiba, que durou nove horas.

Nos 110 quilômetros de extensão, foram realizadas 420 obras de engenharia, entre elas: 13 túneis, 30 pontes, seis estações e vários viadutos de grande vão. Destaques para a Ponte São João, com 55 metros de altura, e o Viaduto Carvalho, ligado ao Túnel do Rochedo, assentado sobre cinco pilares de alvenaria na encosta da rocha.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna