Sul quer antecipar vacinação contra gripe

Os secretários de Saúde dos estados do Sul vão se reunir em Florianópolis no dia 7 de novembro para tratar do pedido de antecipação da vacinação contra a gripe na região.

 

Os três estados defendem junto ao Ministério da Saúde que a campanha comece mais cedo este ano, a fim de evitar possíveis surtos de gripe A. A data da reunião foi informada pelo secretário da Saúde do Paraná, Michele Caputo Neto, durante a apresentação do relatório do segundo quadrimestre que fez nesta quarta-feira (25) na Assembleia Legislativa.

 

O secretário destacou a forma exemplar como o Paraná enfrentou a gripe. “Quebramos o protocolo que restringia a distribuição do oseltamivir (antiviral) e estabelecemos a dispensação para todos os pacientes com síndrome gripal. Isto, com certeza, evitou muitos casos graves de gripe e mortes”, disse.

Caputo Neto também falou da estratégia de enfrentamento da dengue, que levou à redução no número de casos. Houve apenas uma morte pela doença no período.

Outro destaque foi para a realização de cirurgias reabilitativas em pacientes com sequelas de hanseníase no Centro Hospitalar de Reabiliação. “Fazia 11 anos que o Paraná não realizava este tipo de cirurgia. Somente no segundo quadrimestre deste ano realizamos nove cirurgias e até outubro já foram realizadas 32 cirurgias”, informou.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo