Subsolo de praças pode ser usado como estacionamento

Conseguir uma vaga de estacionamento na região central de Curitiba é sempre um desafio. Muitas vezes, mesmo em áreas de EstaR, os motoristas precisam ficar dando voltas com seus veículos até conseguirem um lugar para parar. A situação torna-se ainda mais complicada em horários de almoço, entrada e saída de serviço.

Com o objetivo de tentar solucionar o problema, o vereador Ney Leprevost (PP) pretende protocolar, nos próximos dias, um projeto de lei autorizando a prefeitura a proceder outorga de concessão do espaço de subsolo de praças para compatibilizar a circulação e estacionamento de veículos em locais de grande movimento. Elaborado com o apoio de arquitetos e urbanistas, o projeto prevê a ampliação do estacionamento já existente no subsolo da Praça Rui Barbosa, e a criação de espaços semelhantes no Centro Cívico e nas praças Santos Andrade e Afonso Botelho (mais conhecida como ?Praça do Atlético?). ?É um projeto ambientalmente correto e que não compromete o patrimônio histórico?, diz o vereador.

No entanto, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), que manteve na gestão do ex-prefeito Cassio Taniguchi um projeto que previa a construção de estacionamentos no subsolo, garante que há empecilhos técnicos que o encareciam. ?A idéia é boa, mas na época chegamos à conclusão de que as obras iriam gerar muitos impactos de trânsito e poderiam colocar em risco a vegetação existente nas praças e mesmo o patrimônio histórico?, comenta o arquiteto da Fundação Cultural de Curitiba, que coordenou o projeto no Ippuc, Milton Naigeboren.

Na opinião do diretor de trânsito da Urbs, Gilberto Foltran, a construção de estacionamentos no subsolo seria uma alternativa para melhorar o trânsito no centro. Porém, ela precisaria passar por uma análise técnica de engenharia. ?Estacionar na área central das grandes cidades é problema em todos os locais do mundo. Existem lugares em que, para resolver o problema, foram estabelecidos rodízios de circulação de veículos (como no caso de São Paulo), cobrança de pedágio na área central e mesmo proibição da circulação de veículos com menos de dois passageiros. Logo vamos ter que encontrar alternativas na capital e a construção de estacionamentos no subsolo pode vir a ser uma delas?, diz.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo