As pessoas que necessitem fazer a carteira de identidade nos postos do Instituto de Identificação do Paraná em Curitiba e região metropolitana podem agendar o atendimento.
A partir desta segunda-feira (12), está em funcionamento o agendamento eletrônico, criado em parceria pela Polícia Civil e Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar).
Com o novo sistema, os horários de atendimento serão organizados, fazendo com que o cidadão não precise esperar na fila para dar entrada no pedido do documento.
Por enquanto, o agendamento deve ser feito nos postos do Instituto de Identificação. Segundo o diretor do Instituto de Identificação, Newton Tadeu Rocha, esta é a primeira fase do projeto para melhorar os serviços.
“Na segunda fase, que esperamos esteja em funcionamento até o fim do ano, as pessoas poderão marcar o atendimento para as carteiras de identidade via telefone ou pela internet”, explicou.
Rocha salientou que com o agendamento eletrônico, o cidadão poderá ser orientado a procurar o posto de atendimento que tem menor procura, já que todo o sistema é integrado.
“Os postos da capital estão no sistema. Por exemplo, se o posto da José Loureiro está muito cheio, podemos orientar e agendar o atendimento em outra unidade, onde o cidadão não vai ter que esperar tanto”, explicou.
Para o analista de informática da Celepar, Jair Fernandes, a grande vantagem do agendamento eletrônico é evitar que a pessoa precise enfrentar filas e ficar muito tempo esperando para conseguir fazer a carteira de identidade. Quando faz o agendamento, o cidadão recebe impressa a lista de documentos necessários para a confecção do documento.