Sol e chuva marcam o início do mês de outubro

O frio se despede junto com o mês de setembro e dá espaço para o calor nesta primeira semana de outubro, acompanhado de pancadas de chuvas isoladas em todas as regiões paranaenses. Desde ontem, a capital já registra temperaturas mais agradáveis e a tendência é de que até sexta-feira as máximas alcancem os 30° Celsius e as mínimas fiquem acima dos 15° Celsius.

De acordo com a meteorologista do Instituto Tecnológico Simepar, Sheila Paz, o clima estará sob forte influência do fenômeno El Niño tornando as chuvas bastante frequentes, embora de maneira isolada e alternando com longos períodos de Sol. “Na área central e leste do Paraná, as precipitações devem ocorrer de tarde e com raios e, eventualmente, granizos”. Apesar das áreas de instabilidade que avançam do Paraguai para as regiões oeste e sudoeste formarem um rastro de umidade no Paraná, a recuperação da qualidade do ar afetada com a forte estiagem dos últimos meses será gradual. “Para a agricultura, em muitas culturas, não há o que recuperar já que a chuva não veio no período certo”, avalia a meteorologista.

Conforme o acompanhamento do Simepar, os primeiros dias de outubro vão apresentar todas as características do que será o clima até o final do ano: calor e umidade. “É o final do ano chegando com as temperaturas em elevação e a instabilidade característica”, comenta Sheila.