Pela primeira vez, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) passará por um processo de avaliação que será feito por toda a sociedade.
De ontem e até o próximo dia 15, não só professores e estudantes da universidade, mas também toda a sociedade civil poderá opinar sobre a instituição.
Os resultados serão encaminhados ao Ministério da Educação (MEC) e servirão como parâmetro para melhorias na universidade.
Como explica o Pró-Reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças da UFPR, Paulo Yamamoto, a avaliação é voluntária, mas muito importante, pois as 64 questões visam verificar como está a situação de toda a universidade.
De acordo com Yamamoto, a avaliação, que é feita de dois em dois anos, possibilita que a faculdade se renove. ?É um instrumento de melhoria contínua. Depois da avaliação vamos respeitar nossos pontos fortes e rever os aspectos que se mostrarem mais críticos?, afirmou.
Yamamoto informou que a tabulação dos resultados deve ser feita até o dia 31 de julho. Quem quiser avaliar a UFPR deve entrar no site www.cpa.ufpr.br -para a sociedade em geral é necessário configurar uma senha -e responder 64 questões referentes aos mais variados temas, como ensino, quantidade de professores, participação em atividades formativas complementares, infra-estrutura, projeto pedagógico, etc.
Yamamoto reforça o convite para quem é de fora. ?É importante que a sociedade civil faça a avaliação. Isso vai nos dar uma noção do que ela pensa sobre nós?, complementou.
Além dessa avaliação, o MEC conta também com outras formas para saber como está a situação das faculdades de todo o País, como o Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e uma avaliação dos cursos feita por avaliadores externos.
A UFPR estima que pelo menos 10% do total de pessoas esperadas para a avaliação participem do processo. Porém, a comunidade estudantil e acadêmica da UFPR deve participar em maior número, conforme a estimativa. Só na graduação a UFPR conta com 23 mil alunos, além de 5 mil professores e servidores, incluindo o Hospital de Clínicas (HC).