O mês de maio foi de bastante trabalho para os funcionários do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) que fazem a fiscalização do transporte intermunicipal de passageiros no Paraná. Mesmo com a redução das abordagens, em relação a abril, maio terminou com a emissão de um número maior de notificações.
Segundo os dados do DER, no mês passado 872 veículos foram abordados, sendo que ocorreram 121 notificações, o que resultou na apreensão de um veículo. Já o balanço apresentado em abril mostra que foram abordados 985 veículos, com 112 notificações e duas apreensões.
Segundo o secretário dos Transportes e diretor-geral do DER, Rogério Tizzot, as ações de fiscalização exercem não apenas uma função punitiva.
?O caráter do trabalho de fiscalização do transporte intermunicipal de passageiros é também educativo, uma vez que não apenas aplica notificações e penalidades aos irregulares e clandestinos, mas alerta os usuários do serviço com relação a essas práticas?, destaca.
Para o secretário, o maior objetivo é garantir viagens seguras para quem depende desse tipo de serviço. ?A intensificação dos trabalhos nos últimos anos inibiu bastante a ação de clandestinos. Ainda existem problemas, mas o quadro está melhor do que em 2003?, salienta o secretário.
A partir deste ano, o DER passou a contar com 45 agentes atuando em todo o Estado, tornando o trabalho da equipe mais eficiente. Em 2004, quando a atividade de fiscalização foi retomada, apenas 12 funcionários a realizavam.
?O aumento é resultado da valorização do setor público e da recuperação do Estado para exercer suas funções básicas em favor do cidadão que paga impostos?, destaca Tizzot.