Só a UEM ainda aceita matrículas em Medicina

Terminou ontem o prazo para os estudantes do curso de Medicina da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) efetivarem matrícula junto à Universidade Estadual de Londrina (UEL) ou do Oeste do Paraná (Unioeste). No caso da Universidade Estadual de Maringá (UEM), o prazo será de 23 a 25 de junho, já que as aulas começam apenas no dia 30. Ao todo, 35 dos 37 alunos do curso de Medicina aceitaram a transferência. A UEL foi a instituição que mais recebeu alunos (16), seguida pela UEM (12) e Unioeste (7).

De acordo com o pró-reitor de graduação da Unioeste, Leônidas Lopes de Camargo, as matrículas dos alunos novos foram concluídas ainda na terça-feira. “Todos estão matriculados e já devem estar em sala de aula”, informou. Segundo ele, caberá aos alunos transferidos correr atrás de matérias perdidas ao longo do último mês. As aulas na Unioeste começaram no dia 5 de maio.

Na UEL, o diretor de Assuntos Acadêmicos, Ezio Dolci, informou que quinze dos dezesseis alunos da lista efetivaram matrícula até a tarde de ontem. O 16.º, segundo ele, teria entrado em contato com a direção da universidade e efetivaria a matrícula depois das 17h. “Já houve muito transtorno para eles. Não queremos dificultar ainda mais a situação”, comentou. Segundo ele, os alunos transferidos terão reunião hoje com a coordenadora do curso de Medicina com o objetivo de fazer um planejamento das aulas perdidas.

Já na UEM, o período para os alunos de Medicina transferidos da UEPG efetivarem matrículas é de 23 a 25 de junho. Isso porque as aulas terão início apenas no dia 30, informou Edson Luiz dos Santos, do Departamento de Assuntos Acadêmicos (DAA). Segundo ele, os alunos já foram avisados da data.

Para entender

No dia 13 de maio, o governador Roberto Requião (PMDB) assinou decreto suspendendo o curso de Medicina da UEPG. A decisão foi tomada depois que uma vistoria das entidades médicas do Estado, em abril, constatou que o curso estava funcionando de maneira precária. A reitoria da UEPG recorreu da decisão. No último dia 30, o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior em exercício, José Moraes Neto, fixou prazo de 72 horas para os alunos efetivarem a matrícula junto à Pró-Reitoria de Graduação. (Lyrian Saiki)

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo