Já estão no site do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC) os nomes dos estudantes classificados na 3.ª etapa do processo e que pleiteiam uma vaga na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

continua após a publicidade

O site é http://sisu.mec.gov.br/. O resultado foi divulgado ontem pelo MEC. O Sisu foi criado este ano para selecionar vagas que utilizam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como processo seletivo. Estas vagas devem ser de instituições públicas de ensino superior.

A UTFPR é a única universidade paranaense que aderiu totalmente ao Sisu. Outras instituições de ensino, que não aderiram ao Sisu, tanto públicas quanto particulares, adotaram a nota do Enem conforme o seu critério: ou como parte da nota ou como primeira fase.

No total, foram selecionados 1.232 estudantes entre os 16.288 inscritos. As matrículas devem ser feitas na UTFPR dos dias 9 a 12 de março. A documentação necessária pode ser vista no site da instituição: www.utfpr.edu.br, no link “Ingresso aos cursos de graduação”.

continua após a publicidade

O Sisu foi realizado em três etapas. Na primeira, em fevereiro, cerca de 43 mil estudantes se inscreveram para uma vaga da UTFPR. Eram pouco mais de 2,7 mil vagas, e no final do processo sobraram cerca de 1,6 mil. Na 2.ª fase, cerca de 33 mil estudantes se inscreveram, aproximadamente. Finalmente, para a terceira etapa foram 16.288 inscritos para 1.232 vagas.

Como explica o diretor de Graduação da UTFPR, Álvaro Peixoto de Alencar Neto, somente depois da matrícula é que se terá certeza de quantas vagas vão sobrar. Segundo ele, se houver sobras, a ideia é chamar quem estiver na lista de espera, que já foi criada pelo MEC por meio de uma Portaria. Esta lista de espera pode ser acessada no site do Sisu.

continua após a publicidade

Na opinião de Alencar Neto, a criação do Sisu foi muito importante, uma vez que promove a ampliação do acesso às faculdades públicas e contribui com a visibilidade da UTFPR. No entanto, por ter sido realizado pela primeira vez, o Sisu ainda deve sofrer algumas adaptações.

“Uma das dificuldades que tivemos foi que os estudantes que se inscreveram na 2.ª etapa, por exemplo, poderiam escolher outro curso diferente, o que complicou um pouco. Outro problema foi que algumas faculdades daqui e de fora acabaram divulgando seus resultados durante o processo do Sisu, o que fez com que vários alunos desistissem do Sisu. E também teve os treineiros, que se inscreveram mas não podem se matricular porque não terminaram o ensino médio ainda”, comentou o professor. A UTFPR oferece 74 cursos de graduação.