Motoristas e cobradores se solidarizam com membros da Federação dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Estado do Paraná (Fetropar) em uma blitz educativa realizada na manhã desta sexta-feira (14) no Contorno Leste. A intenção do movimento é barrar algumas modificações na Lei 12619/12, que regulamenta o descanso dos caminhoneiros.
Atualmente, as normas exigem que os motoristas de caminhões não ultrapassem quatro horas na direção sem um descanso mínimo de 30 minutos. As alterações propostas exigem que os motoristas tenham 11 horas de descanso a cada 24 horas trabalhadas e folga semana de 30 horas para motoristas empregados.
De acordo com a assessoria de imprensa do Sindicato dos Motoristas e Cobradores (Sindimoc), a categoria está no local para se solidarizar com os caminhoneiros. Portanto, as reivindicações da Fetropar não devem modificar em nada os atuais pedidos do Sindimoc.
Indicativo de greve
Também nesta sexta, a diretoria do Sindimoc se reúne com representantes do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano (Setransp) para rever as pautas dos empregados. Caso não exista um acordo entre as partes, uma assembleia deve estar marcada para a próxima terça-feira (18) e a possibilidade de greve não está descartada.