Praça Rui Barbosa

Sindimoc anuncia que não serão mais aplicadas multas por atraso

A direção do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc) anunciou, em assembleia realizada na tarde desta segunda-feira (7), que não serão mais aplicadas multas aos profissionais que demorem para concluir o trajeto da linha de ônibus ou que alterem o itinerário. Conforme foi divulgado na reunião, realizada na Praça Rui Barbosa, no centro de Curitiba, a partir de agora será aberto um relatório de ocorrência e o motorista ou cobrador será chamado na empresa. Ao invés de multa pecuniária, o funcionário poderá passar por um curso de reciclagem a fim de alcançar melhor desempenho na empresa.

De acordo com o sindicato, os profissionais eram obrigados a pagar de R$ 25 a R$ 1,5 mil dependendo do atraso. Uma nova assembleia, para discutir outras questões envolvendo motoristas e cobradores, foi marcada para as 9h de 13 de dezembro.

Multas

Após diversas reuniões entre o Sindimoc e a Urbs concluiu-se que as multas pecuniárias aplicadas aos operadores do sistema não estavam atingindo melhorias no desempenho das atividades dos motoristas e cobradores e também não cumpria a sua função pedagógica, sendo meramente punitiva.

Para resolver tal impasse foi criado o Relatório de Ocorrências (RO), regido pela CLT, substituindo as multas e estipulando o prazo de seis meses para fazer as adequações no RO. No descumprimento das normas pelo operador, inicialmente a empresa fará orientação. Em caso de reincidência, será aplicada uma advertência, e, se necessário, o operador passará por um curso de reciclagem. Todos os recursos dos ROs aplicados pela Urbs serão de responsabilidade das empresas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo