O Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região Metropolitana promoveu, na manhã desta quarta-feira (10), uma manifestação a respeito das demissões no setor. Os diretores do Sindicato passaram por diversas agências na região do bairro do Portão fazendo um alerta quanto a manutenção dos empregos.

continua após a publicidade

O movimento teve início na Praça da Igreja do Portão às 10h da manhã. Distribuindo panfletos e portando faixas e cartazes com dizeres como “O Brasil não precisa de parasitas”, os manifestando foram acompanhados também por um carro de som.

Como parte dos protestos, mebros da direção entraram nas agências e conversaram como os funcionários e explicaram a situação. Segundo Otávio Dias, presidente do Sindicato, o HSBC dispensou cerca de 600 bancários no Estado. Já Itaú e Unibanco demitiram cerca de 100 empregados.

Otávio conta que a diretoria do Itaú se recusa a assinar um compromisso de não demissão de funcionários e ataca a postura da empresa, “Nós temos receio que a compra do Unibanco pelo Itaú gere uma série de demissões em massa, como aconteceu na época da compra do Banestado”, afirmou.

continua após a publicidade

Ao todo, 3.600 bancários perderam seus empregos no Brasil, de acordo com o sindicato, que questiona as demissões. “Mesmo com a crise, a previsão do Dieese para o setor é de que os bancos obtenham um lucro ainda maior no próximo ano”, e indagou, “se a previsão é de crescimento, então porque demitir?”

Na tarde desta quinta-feira (11), o Sindicato fará um série de manifestações nas agências bancárias da região central. A primeira será na agência do Bradesco, da rua Marechal Deodoro.

continua após a publicidade