Quem dirige no trânsito complicado de Curitiba fica irritado quando não consegue andar após o semáforo ficar verde e já fechar em seguida. Ou quando para em toda quadra que tem semáforo e não pega um sequer com sinal verde. A sincronização dos equipamentos, que abrem ou fecham conforme o trânsito, dá mais dinamismo, mas nem sempre consegue solucionar os pontos de tráfego intenso.

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Atualmente, os semáforos da região central de Curitiba são sincronizados. Isso ocorre na Rua Martim Afonso, na Avenida Visconde de Guarapuava e na Avenida Getúlio Vargas, por exemplo. A sincronização também está programada na Rua Francisco Rocha, que corta os bairros Bigorrilho e Batel. Dependendo do horário, o motorista para em todos os semáforos do trecho.

A sincronização é realizada conforme horário, hierarquia dos cruzamentos, características das vias e o fluxo do trânsito, informa o secretário municipal de trânsito, Marcelo Araújo. “O ideal seria a chamada “onda verde’, na qual o motorista pega todos os semáforos abertos, mas em determinados horários isso fica prejudicado. E também não consegue manter esta consistência pelo volume de veículos”, afirma.

Ele dá como exemplo o cruzamento das ruas Padre Agostinho e Mário Tourinho. As duas vias são características similares, com a mesma quantidade de pistas e importância. “Vai chegar um momento que alguém vai ter que parar. É um verdadeiro xadrez”, comenta Araújo.

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Com a implantação do Centro de Controle Operacional (CCO), inaugurado na semana passada, futuramente será possível agir no sincronismo dos semáforos conforme a demanda de momento. Os operadores poderão alterar a programação para tentar diminuir ou evitar um congestionamento. “Uma pequena modificação, com o semáforo aberto por mais alguns minutos, pode fazer diferença”, explica o secretário.

A Central de Tráfego em Área, dentro do CCO, será a responsável pelo monitoramento e intervenção nos semáforos. A meta é controlar 190 semáforos do Anel Central no sistema autoadaptativo, que abrem e fecham conforme o tráfego, o que permitirá que o sinal fique fechado por mais tempo na via que está sem circulação de veículos.

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