Como as cooperativas de pequenos agricultores podem contribuir para a redução dos gases poluentes? Quais iniciativas estão dando certo no sentido de diminuir a poluição do planeta? Essas e outras questões serão abordadas hoje durante o Simpósio Paranaense de Crédito de Carbono – Projetos de Desenvolvimento Limpo (MDL), que acontece em Ponta Grossa.
O evento, promovido pelo Instituto de Fomento Ambiental e Social (IFAS) e ATP Consultoria Ambiental, visa discutir como o Protocolo de Kyoto pode ser aplicado na prática. Em vigor desde fevereiro, o protocolo prevê a redução da emissão de dióxido de carbono e outros gases. O gerenciamento do lixo e de gases emitidos por resíduos e aterros sanitários, por exemplo, pode se tornar fonte de energia.
Segundo a presidente do IFAS, Lais Bacilla, todo esse mecanismo é muito complexo e burocrático. Por isso o seminário quer apontar ações para que diversos segmentos possam se integrar. Ela adiantou que durante o seminário será lançada a proposta de criação de um consórcio, envolvendo governo, iniciativa privada e terceiro setor. ?Com a criação desse consórcio entendo que será mais um passo para integrarmos os organismos dos Campos Gerais?, falou Lais..
Serviço – O seminário acontece no auditório do Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), na Rua Padre Anchieta, 174. Informações: (41) 3323-4078 ou (42) 3224-7480.