Simpósio debate estradas do Paraná

Para cada quilômetro pavimentado o Paraná tem, em média, 500 km de estradas de chão. O maior problema ainda está na área rural, onde as estradas são construídas sem planejamento, com material de baixo custo e as prefeituras não dispõem de recursos para a manutenção. Especialistas que participarão do Simpósio Brasileiro sobre Estradas e a Interface Ambiental, de 12 a 14 de junho, em Foz do Iguaçu, vão propor a integração das secretarias municipais e a definição de um padrão de qualidade para a construção de novas estradas. Segundo o professor Jorge Malinowski, do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Paraná (UFPR), as cidades de Chopinzinho, no Sudoeste, e Toledo, no Oeste do Paraná, estão sendo consideradas modelos, devido ao melhoramento do padrão das estradas mantidas pelos municípios. Representantes das duas cidades estarão participando do encontro.

O Simpósio Brasileiro sobre estradas e a Interface Ambiental é promovido pelo Setor de Ciências Agrárias da UFPR, com apoio do governo do Estado. Além de estudiosos de vários centros brasileiros, pesquisadores da área da Alemanha, país reconhecido como exemplo na construção de estradas, tanto pela qualidade, como pela preocupação com o ambiente, também proferirão palestras sobre o assunto. O que se pretende é padronizar os projetos e os materiais a serem utilizados na pavimentação.

Pesquisas

Além de quatro grandes temas que serão tratados em conferências, os participantes podem assistir aos sete minicursos e também à apresentação de 26 pesquisas desenvolvidas no Paraná e em outros Estados. As inscrições podem ser feitas no local do encontro, o Rafain Palace Hotel, em Foz do Iguacu. O simpósio começa às 9h do dia 12, prosseguindo até às 18h do dia 14.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo