Foto: Ciciro Back/O Estado

Para tentar armazenar o máximo possível de água, Sanepar fechou as comportas do Iraí.

continua após a publicidade

Se as previsões do Instituto Tecnológico Simepar se confirmarem, o pequeno alívio no sistema de abastecimento de água experimentado na semana passada deve se repetir. A chegada de uma nova frente fria ao Paraná traz a promessa de pancadas de chuva a partir de amanhã em todo o Estado, de modo mais significativo nas regiões oeste, sul e sudoeste. Porém na região leste, onde fica Curitiba, a precipitação também deve chegar em um bom volume – em torno de 21 milímetros.

Para tentar armazenar o máximo possível de água, a Sanepar fechou as comportas da barragem do Iraí, canalizando o abastecimento de Curitiba e Região Metropolina para o sistema de Piraquara 1. O nível das duas barragens continua caindo. Ontem, Iraí estava a 4,03 metros abaixo do nível normal e Piraquara a 6,12 metros. Até mesmo Passaúna, que vem garantindo a exclusão dos bairros da região de Santa Felicidade do rodízio no abastecimento, vem apresentando queda – está a 1,12 metro abaixo do nível normal.

Com o déficit no sistema principal, 70% dos bairros de Curitiba e região continuam no rodízio de racionamento. Diferente do que aconteceu na semana, quando os grupos 2 e 3 tiveram uma trégua, neste final de semana o corte do fornecimento volta a acontecer. Hoje ficam sem água, a partir das 14h, o bairro Alto da Glória e de modo parcial Alto da XV, Bacacheri, Cajuru, Cabral, Capão da Imbuia, Centro, Cristo Rei, Guabirotuba, Hugo Lange, Jardim das Américas, Jardim Botânico, Jardim Social, Juvevê, Prado Velho, Tarumã e Uberaba.

Umidade

A movimentação atmosférica também proporciona uma melhora na umidade relativa do ar. Ontem a situação começou a melhorar e, em Curitiba, a mínima registrada foi de 21%. No final da tarde, o índice de umidade já era de 26,8%. ?A tendência é melhorar a partir de agora, com a chegada da frente fria?, explica o meteorologista do Simpear, Reinado Kneib.

continua após a publicidade

Quanto às temperaturas, que ficaram mais elevadas ontem na capital, chegando a 27ºC, a tendência é que com o aumento de nebulosidade provocado pela chegada da frente fria, elas voltem a cair. ?Já no domingo (amanhã), ela não deve passar de 22ºC?, diz Kneib.

Maringá

Com a melhora na umidade, acaba a medida restritiva nas escolas municipais de Maringá. Em função do alerta da Defesa Civil sobre o baixo índice de umidade do ar, a Secretaria Municipal de Educação optou por cancelar as aulas práticas de Educação Física nas 36 escolas que coordena. ?Como também ministramos aulas teóricas de Educação Física, optamos por restringir as atividades às salas de aula?, disse a coordenadora pedagógica de Educação Física, Débora Gomes. Com isso, na quinta-feira e ontem, 15 mil alunos ficaram sem atividades esportivas. ?Como a Defesa Civil alertou sobre o risco à saúde especialmente das crianças, a suspensão das atividades foi das 10h às 16h?. Em Maringá, o índice de umidade chegou a 15%, mas em outras regiões, a baixa nos últimos dias atingiu 11%. 

continua após a publicidade