Má notícia para as populações das regiões Oeste e Sudoeste do Estado: poucas chuvas no outono. A estação começa hoje, às 9h34. ?O outono é tipicamente seco, assim como o inverno. Nesse período, no máximo, deve chover perto da média dos outros anos?, informa Marcelo Brauer, meteorologista do Instituto Tecnológico Simepar. A esperança para as regiões, ainda segundo o especialista, é que em termos de distribuição espacial das chuvas, o Sudoeste e o Oeste registram os maiores valores. ?Se chover o esperado nas áreas de captação dos rios, a situação da seca será aliviada. Mas o déficit de chuvas deve permanecer por pelo menos mais três meses?, sentencia.
As temperaturas devem ficar próximas das médias históricas. Mas Brauer informa que as pessoas não devem esperar frio pelo menos nas duas ou três semanas iniciais da estação. ?O frio começa a aparecer no fim de abril e no mês de maio.? Ele afirma que poderão ser observados períodos de temperaturas altas durante a tarde em alguns dias e queda brusca das temperaturas durante a noite. ?É um fenômeno típico da região Sul?, conta.
Quanto à agricultura, a passagem de massas de ar frio pelo Estado cria o risco de, a partir da segunda quinzena do próximo mês, haver geadas nas regiões mais altas, como em Palmas, Guarapuava e Inácio Martins. Em maio e junho o risco abrange todas as regiões do Paraná. Por isso, avisa o meteorologista, olho na previsão. ?Conseguimos antecipar geadas com 72 horas de antecedência.? O Simepar informa ainda que a ocorrência de nevoeiros também é típica da estação e sua intensidade e duração estão diretamente associadas ao padrão de tempo predominante na região. O outono vai até as 3h46 do dia 21 de junho.