O Instituto Simepar emitiu ontem um alerta para riscos de deslizamentos de terra na Serra do Mar, por causa da forte chuva que atinge o estado desde sexta-feira. Em menos de 24 horas foram registrados cerca de 150 milímetros de chuva na região. O índice corresponde a mais da metade do valor esperado para todo o mês de fevereiro.
Balanço divulgado pela Defesa Civil Estadual na manhã de ontem aponta que 911 pessoas foram prejudicadas pelos temporais em Tibagi, nos Campos Gerais, Apucarana, na região norte do estado, Guaratuba, Matinhos, Paranaguá, no litoral, e São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Ao todo, 19 casas foram danificadas e 33 pessoas estão desalojadas.
Guaratuba foi a cidade com o maior número de registros. Somente no sábado, a Defesa Civil atendeu 500 pessoas que foram afetadas por conta de alagamentos. Em Paranaguá a tempestade que atingiu o município no sábado danificou seis casas e desalojou 20 pessoas.
Já em Matinhos, devido ao alagamento, oito pessoas estavam desalojadas até a noite de ontem. De acordo com a Polícia Militar (PM), na manhã de ontem, foram recolhidas aproximadamente 30 placas de veículos que se soltaram após o alagamento de ruas. A polícia pede que os proprietários compareçam à sede da PM para retirá-las.
No norte do Paraná, em Apucarana, a tempestade que atingiu o município na sexta-feira afetou 338 pessoas e danificou três casas.
Mais chuva
Ainda de acordo com o Simepar, a chuva deve continuar em todo o estado hoje, mas de maneira moderada, ou seja, sem previsão de temporais. O sol volta a brilhar na maior parte das regiões a partir de amanhã.