A menos de uma semana do Natal, ainda há tempo de visitar os pontos decorados de Curitiba e Região Metropolitana. Dentre eles, o Shopping Estação, que neste ano teve como tema o circo do Papai Noel. Segundo a assessoria do shopping, o tema é mágico para adultos, jovens e crianças, apesar de estas terem pouco contato com o circo hoje em dia.

Ela explicou que mesmo o conceito do Shopping Estação está mudando. Ele virou um centro de compras, com duas lojas âncoras e 23 novas lojas. Mas, para a área de cultura e lazer, até março deve inaugurar dois teatros.

Os motivos da decoração do Shopping Müeller são a tradicional oficina do Papai Noel, ?bem infantil?, cita a gerente de marketing do shopping, Cláudia Souza. Para abrilhantar ainda mais o natal do Müeller, a banda do Papai Noel e o sorteio de uma BMW-X5 no dia 24 de dezembro.

Em José dos Pinhais, a Prefeitura Municipal, em uma área de preservação do Aeroporto Afonso Pena, montou o chamado ?Parque da Fonte?, pelo quarto ano consecutivo, como lembra o prefeito do município, Luís Carlos Setin (PFL). No local foi montada uma casa do Papai Noel e dos duendes.

No local também estão sendo recebidas doações de brinquedos a serem doados para crianças carentes. Uma cruz simboliza uma igrejinha e há apresentações de grupos folclóricos e corais e mostra de artesanatos. Existe uma cidade das crianças com tudo em miatura, ruas, casas, prefeitura, igreja, delegacia. Também um presépio em tamanho natural.

O prefeito calcula que cerca de 35 mil pessoas já visitaram o local até o começo da semana e a expectativa é de 80 mil até o dia 28. Os ônibus para o Parque da Fonte saem da Praça Tiradentes, às 20 e 21h e voltam 22h e 23h e do terminal de São José dos Pinhais a partir das 18h.

Educandários realizam programações especiais

As unidades oficiais de Curitiba Joana Miguel Richa e Educandário São Francisco e o Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Infrator (Ciaadi) de Foz do Iguaçu promoverão atividades especiais de Natal e Ano Novo para os meninos e meninas internados. O objetivo dos eventos é proporcionar bem-estar aos adolescentes e fazer a confraternização deles com a comunidade, os familiares e os próprios funcionários das unidades.

No Educandário São Francisco, as atividades começaram no início do mês. Bandas, cultos religiosos especiais e até a exibição de manobras radicais de um grupo de skate fizeram a festa da casa, que abriga atualmente 240 meninos, de 12 a 21 anos de idade.

A unidade Joana Miguel Richa promoveu na última quinta-feira um almoço especial com os pais. As trinta meninas internadas aproveitaram a oportunidade para apresentar espetáculos de teatro e canto. No dia 24, véspera de natal, a casa vai oferecer diferentes tipos de cardápio às internas.

O Ciaadi de Foz do Iguaçu também preparou uma programação de fim de ano para os 116 meninos em reabilitação. A realização de jogos recreativos, uma mostra de filmes, além da visita dos pais, no dia 26 de dezembro, compõe a comemoração.
Todos os centros do Instituto de Ação Social do Paraná (Iasp), em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção visam a atender crianças e adolescentes do Estado, que estejam em situação de orfandade ou abandono familiar, e menores em conflito com a lei.

continua após a publicidade

continua após a publicidade