Curitiba

Shopping, mercado e danceteria são multados

Mais três estabelecimentos de Curitiba foram autuados, entre sexta-feira (27) e domingo (29), por descumprir a norma que dispõe sobre a impossibilidade de fumar em todo ambiente fechado e de uso coletivo. Todos foram infracionados pela primeira vez.

Foram autuados o hipermercado Angeloni e o shopping Crystal, no Batel, e a danceteria Marechal, no Boqueirão. Além de dispor de cinzeiros – o que é proibido em ambientes fechados e de uso coletivo – o hipermercado também não tinha sinalização informando o público sobre a proibição, que está em vigor desde 19 de novembro. No shopping e na danceteria foram encontradas pessoas fumando. Com isso, sobe para doze o número de estabelecimentos infracionados.

“Voltamos a lamentar que situações assim ainda estejam sendo detectadas. Significa que o direito do público desses locais não está sendo respeitado e a Prefeitura não vai tolerar isso”, disse o diretor de saúde ambiental da Secretaria Municipal da Saúde, Sezifredo Paz. Ele adiantou que as equipes de fiscalização continuarão fazendo as inspeções, durante o dia e à noite. “Nossa intenção é não só ajudar os cidadãos fumantes e os não-fumantes, que são maioria, mas também os estabelecimentos, para que não tornem a infringir a lei”, completou.

A primeira autuação gera uma multa de R$ 1 mil. Se houver reincidência, o valor dobra. Havendo nova infração, o estabelecimento perde a licença sanitária e, sem ela, o pré-requisito para continuar funcionando. Depois da autuação, os responsáveis pelos estabelecimentos têm quinze dias para apresentar defesa, que pode ou não ser aceita.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna