A Shell iniciou ontem a retirada dos tanques de combustível e a demolição das instalações do posto El Latino, na esquina das ruas Tapajós com Solimões, no bairro Mercês, em Curitiba. O posto estava abandonado há cerca de dois anos, e a demolição atende exigências de órgãos municipais de fiscalização e controle.
A demolição é resultado de uma operação desencadeada pelas secretarias municipais de Urbanismo, Meio Ambiente e Comissão de Segurança de Edificações e Imóveis (Cosedi), que desde o início do mês estão vistoriando postos de combustíveis desativados ou em situação de abandono e risco na cidade. Desde o início da operação, 11 postos foram fiscalizados. De acordo o coordenador da Cosedi, Hermes Peyerl, casos mais graves foram resolvidos ou controlados.
Na ocasião da fiscalização no posto da Shell, os fiscais relataram condições precárias nas instalações físicas, bombas e tanques de combustíveis. Os trabalhos de demolição estarão concluídos até o final desta semana.
Segundo Peyerl, com a retirada dos quatro tanques fica definitivamente afastado o risco de explosões. A demolição das instalações acaba também com um local que servia de abrigo para desocupados e andarilhos.