As eleições com urnas biométricas estão garantidas para Curitiba já neste ano. O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) atingiu a meta de 80% de eleitores de Curitiba recadastrados para a realização das eleições no novo sistema, no qual serão utilizadas as impressões digitais para identificar o eleitor no momento do voto. O índice foi alcançado na manhã desta quinta-feira, com 1.005.000 eleitores com os dados revisados. As eleições com o novo tipo de urna aconteceria apenas se pelo menos 80% dos eleitores fossem recadastrados.
No total, foram atendidos mais de 11 mil eleitores quinta-feira, fazendo com que o total de recadastrados já passasse de 1.116.300 às 18 horas – assim como em dias anteriores, muita gente ainda ficou lá depois deste horário, aguardando atendimento. Desta maneira, quem ainda não fez o recadastramento deve correr. O prazo vence sexta-feira (20) e não será prorrogado. O recadastramento é obrigatório e quem não fizer terá o título de eleitor cancelado, segundo o TRE-PR.
Não há mais horários para agendamento e todos os eleitores que ainda não fizeram o recadastramento devem ir direito para a Central de Atendimento ao Eleitor, que fica na Rua João Parolin, número 55, no bairro Prado Velho. De acordo com a assessoria de imprensa do TRE-PR, a espera para o atendimento chega a três horas e meia, em média. O eleitor aguarda uma hora e meia na calçada, fora da sede da Central de Atendimento ao Eleitor. E depois outra uma hora e meia já no pátio do local para o recebimento da senha e espera para o atendimento nos guichês.
Nesta sexta-feira, a Central de Atendimento ao Eleitor fica aberta das 8h às 18h30. É necessário levar um documento original com foto, CPF, título de eleitor original e um comprovante de residência. Com o final do prazo para recadastramento, a central deve permanecer fechada por dois dias – 23 e 24 – para homologação das identificações biométricas. Depois disso, a central volta a atender normalmente, das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira, para regularizar a situação daquelas que ainda têm algum tipo de pendência, como necessidade de transferência de títulos.
Quem tiver o título cancelado devido ao não comparecimento ao recadastramento terá que pagar uma multa de R$ 3,51 e requerer o restabelecimento do documento a junto ao juiz do cartório eleitoral onde estiver inscrito. O eleitor pode chegar a perder até um período inteiro do dia nesse procedimento. Além disso, para participar das eleições deste ano, essa regularização deve ser feita até o dia 9 de maio, período determinado de acordo com o calendário eleitoral do TRE-PR.
Confira a galeria de fotos da fila.