A Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) irá realizar abordagens educativas em diversos pontos de Curitiba durante a 2ª Semana Internacional de Segurança Viária, que acontece entre segunda e sexta-feira da próxima semana (6 a 13 de maio). O foco da campanha em 2013 é o pedestre. Durante o período, em todo o planeta serão realizadas várias atividades com o objetivo de evitar mortes no trânsito por atropelamento.

continua após a publicidade

“A proteção do pedestre é um objetivo mundial e a Setran também adotou esta causa. Além das abordagens, faremos uma pesquisa sobre a percepção de risco e o comportamento do pedestre, que muitas vezes também contribui para a ocorrência de acidentes no trânsito”, informa Cassiano Novo, diretor de educação no trânsito da Setran.

Segundo ele, o pedestre enfrenta alguns problemas estruturais em ruas e calçadas, que o forçam a caminhar por locais impróprios. Mas muitas vezes o comportamento de risco aparece mesmo em locais com estrutura viária adequada, boa sinalização e bom pavimento. “Ele atravessa a rua fora da faixa, entre os carros, usa fone nos ouvidos e o celular, e coloca-se em pontos cegos para os condutores, o que acaba gerando acidentes”, afirma o diretor da Setran.

Ações programadas

continua após a publicidade

As intervenções da Semana Internacional serão realizadas em horários de grande fluxo de veículos e pedestres. Para sensibilizar os condutores sobre a importância do respeito à faixa de pedestre e da circulação segura, as abordagens serão feitas com a participação de pessoas com deficiência física e visual, crianças e idosos. Serão entregues folhetos educativos e estendidas faixas com mensagens nas faixas de pedestres dos cruzamentos.

As ações educativas também contarão com o apoio de monitores de travessia. A Setran organizou recentemente um curso de qualificação de monitores, com participação de mais de 40 pessoas. Esses monitores, juntamente com a Guarda Mirim, o Conselho dos Idosos e voluntários de outras instituições parceiras da Setran irão ajudar os pedestres a atravessar as ruas. O projeto dos monitores irá continuar depois das atividades da próxima semana. “A ideia é desenvolver uma cultura de segurança, uma atitude de ajudar o outro a atravessar a rua. Muitas pessoas da cidade já fazem isso regularmente e queremos multiplicar essa ação”, diz Cassiano.

continua após a publicidade

Os pontos de abordagem foram escolhidos por meio de georeferenciamento, que indicou os principais cruzamentos de Curitiba onde aconteceram fatalidades por atropelamentos. Há algumas semanas, agentes da Setran visitaram estes locais para fazer diagnósticos em relação à estrutura viária, aos aspectos de engenharia e ao comportamento de condutores e pedestres. “Através dos diagnósticos, vamos buscar melhorias de engenharia, uma orientação educativa ou até um aspecto de fiscalização”, afirma o diretor da Setran.

Programação da Semana Internacional de Segurança Viária

Abordagens educativas e pesquisa comportamental de pedestres em dois períodos – das 11h30 às 13h30 e das 16h às 18h –, nos seguintes cruzamentos:

6 de maio

Rua João Negrão com ruas André de Barros e Pedro Ivo.

7 de maio

Av. Sete de Setembro com Av. Mal. Floriano e com Rua Alferes Poli.

8 de maio

Av. João Gualberto com Rua Ivo Leão

9 de maio

Av. República Argentina com Av. Pres. Kennedy e com Rua Pedro Zagonel.

10 de maio

Trav. da Lapa com ruas André de Barros e Mal. Deodoro.

11 de maio (apenas entre 10h30 e 13h)

Rua André de Barros com Trav. Frei Caneca e com Rua Des. Westphalen.