Trânsito difícil

Setran não permite carros nas canaletas do expresso

A Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) não permitiu a circulação de veículos nas canaletas exclusivas para ônibus. Agentes da Setran e do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) estão orientando motoristas que optaram em entrar nas canaletas a deixarem as faixas. Somente os táxis possuem liberação para circular nas canaletas, segundo a assessoria de imprensa da Setran.

O secretário municipal de Trânsito, Marcelo Araújo, destaca que há circulação de pedestres nestes pontos e que estão acostumados com o tráfego dos ônibus. Ele teme que a permanência de muitos carros nas canaletas pode causar acidentes. “Isto pode gerar grandes riscos para pedestres. É natural tender ocupar espaços vazios. É como o caso do acostamento, quando uma rodovia está congestionada. Diante deste quadro, temos que pensar nas questões de segurança e apostar na orientação”, explica.

Quem for flagrado transitando pela canaleta pode ser multado, respondendo à infração prevista no artigo 184, inciso I, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A legislação prevê multa para o motorista que “transitar com o veículo na faixa ou pista da direita, regulamentada como de circulação exclusiva para determinado tipo de veículo”. A irregularidade corresponde a uma infração leve, cujo valor da multa é de R$ 53,20. O maior movimento nas canaletas foi observado durante o período da manhã. À tarde, quando o movimento é menor, sem a presença dos ônibus, ciclistas e skatistas aproveitaram para ocupar o espaço.

O secretário pede ajuda da população para que o trânsito fique menos complicado, caso a greve continue e não haja circulação de ônibus. Os motoristas devem evitar bloquear os cruzamentos. “Caso haja pequenos acidentes, somente com danos materiais, a orientação é retirar os veículos do local e fazer o boletim de ocorrência mais tarde. Os carros só não devem ser retirados em caso de pessoas feridas e óbitos”, afirma Araújo.

O secretário também aconselha o compartilhamento do transporte entre colegas de trabalho ou familiares. E evitar deslocamentos desnecessários. “Também é melhor não parar em locais proibidos, como em guias rebaixadas. Em situações assim os motoristas tendem a parar em locais indevidos”, comenta.

Araújo conta que houve uma pequena baixa na quantidade de agentes de trânsito na manhã desta terça-feira (14). Eles também encontram dificuldade para ir trabalhar. Os agentes destacados para o período da manhã estão em cruzamentos de maior movimento para evitar bloqueios.

 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo