Cruzamentos de ruas de grande movimento receberam novos semáforos para pedestres. São 40 equipamentos que foram implantados pela Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) em diversos bairros de Curitiba.

continua após a publicidade

Nesta semana, a Prefeitura instalou semáforos para pedestres nos movimentados cruzamentos da Av. Manoel Ribas com as ruas Jacarezinho e Marcelino Champagnat, no bairro Mercês. São 12 equipamentos semafóricos que vão permitir uma travessia segura da população no trânsito da região.

Desde o início de dezembro de 2013 foram instalados equipamentos na Rua Tibagi com a Av. Sete de Setembro e as ruas XV de Novembro e Comendador Macedo, na região central da capital; na Rua Comendador Roseira com a Rua Iapó, no Prado Velho; na Rua Paulo Gorski com a Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, no Mossunguê.

“A colocação desses semáforos foi muito importante. Cada vez que eu ia atravessar a rua tinha que prestar muita atenção, era o maior sufoco. São muitos cruzamentos, muitos veículos passando. Quase fui atropelada e meu filho não queria mais que eu andasse por aqui, porque estava muito perigoso. Agora ficou muito mais tranquilo para os pedestres”, diz a aposentada Nanci Zinke, moradora das Mercês há 36 anos, sobre os semáforos no cruzamento da Av. Manoel Ribas com Jacarezinho.

continua após a publicidade

“Foi ótimo para nós. É uma questão de segurança para mim e para minha filha quando estamos nas ruas do bairro. Tinha muito dificuldade para atravessar e agora ficou muito mais fácil”, concorda a dona de casa Marilei Ribeiro, também moradora das Mercês.

Todos os equipamentos instalados têm botoeiras para acionamento pelos pedestres. “A sinalização tem que ser respeitada por todos, motoristas e pedestres. Para sua total segurança, o pedestre deve aguardar e passar somente quando o sinal estiver verde para ele”, orienta a secretária municipal de trânsito, Luiza Simonelli.

continua após a publicidade

A Setran programa para 2014 a instalação de semáforos para pedestres em outros cruzamentos movimentados da região central e também nos bairros Hauer, São Francisco, Rebouças, entre outros.