Mais segurança

Setran instala novos semáforos para pedestres

Cruzamentos de ruas de grande movimento receberam novos semáforos para pedestres. São 40 equipamentos que foram implantados pela Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) em diversos bairros de Curitiba.

Nesta semana, a Prefeitura instalou semáforos para pedestres nos movimentados cruzamentos da Av. Manoel Ribas com as ruas Jacarezinho e Marcelino Champagnat, no bairro Mercês. São 12 equipamentos semafóricos que vão permitir uma travessia segura da população no trânsito da região.

Desde o início de dezembro de 2013 foram instalados equipamentos na Rua Tibagi com a Av. Sete de Setembro e as ruas XV de Novembro e Comendador Macedo, na região central da capital; na Rua Comendador Roseira com a Rua Iapó, no Prado Velho; na Rua Paulo Gorski com a Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, no Mossunguê.

“A colocação desses semáforos foi muito importante. Cada vez que eu ia atravessar a rua tinha que prestar muita atenção, era o maior sufoco. São muitos cruzamentos, muitos veículos passando. Quase fui atropelada e meu filho não queria mais que eu andasse por aqui, porque estava muito perigoso. Agora ficou muito mais tranquilo para os pedestres”, diz a aposentada Nanci Zinke, moradora das Mercês há 36 anos, sobre os semáforos no cruzamento da Av. Manoel Ribas com Jacarezinho.

“Foi ótimo para nós. É uma questão de segurança para mim e para minha filha quando estamos nas ruas do bairro. Tinha muito dificuldade para atravessar e agora ficou muito mais fácil”, concorda a dona de casa Marilei Ribeiro, também moradora das Mercês.

Todos os equipamentos instalados têm botoeiras para acionamento pelos pedestres. “A sinalização tem que ser respeitada por todos, motoristas e pedestres. Para sua total segurança, o pedestre deve aguardar e passar somente quando o sinal estiver verde para ele”, orienta a secretária municipal de trânsito, Luiza Simonelli.

A Setran programa para 2014 a instalação de semáforos para pedestres em outros cruzamentos movimentados da região central e também nos bairros Hauer, São Francisco, Rebouças, entre outros.