No próximo dia 08, o município de Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba, ganhará um novo espaço. A Fundação do Asseio e Conservação do Estado do Paraná (FACOP), entidade sem fins lucrativos voltada à qualificação profissional gratuita de candidatos às vagas oferecidas pelo setor de limpeza no Paraná, inaugurará um Jardim Botânico com mais de 7 mil metros quadrados.
Seu objetivo é servir de laboratório para cursos de capacitação em jardinagem, paisagismo, limpeza ambiental, sustentabilidade e outros, além de cultivar uma horta com especiarias, legumes e hortaliças para abastecer o restaurante-escola que funciona dentro da estrutura.
A área estará aberta à visitação da comunidade mediante agendamento prévio e poderá ser utilizada principalmente pelas escolas, em atividades práticas que incluam o estudo do meio ambiente e da natureza.
“A inauguração deste espaço tem vários objetivos reunidos. A Fundação, que atua sem fins lucrativos, oferece cursos de qualificação gratuitos para um segmento que oferece cerca de 50 mil vagas no Paraná e está diretamente responsável por formar profissionais conscientes sobre como desenvolver sua profissão de forma sustentável. Da mesma forma estamos ligados às empresas do setor e nelas temos como objetivo criar o mesmo entendimento e tornar o Paraná referência, tanto em prestação de serviços quanto em qualidade de vida para nossos colaboradores”, declarou o presidente da FACOP, Adonai Aires de Arruda.
O evento de lançamento do Jardim Botânico dá início às atividades do maior encontro do setor de asseio e conservação já realizado no Brasil. De 10 a 14 de outubro três eventos serão simultaneamente promovidos em Curitiba reunindo mais de 5 mil empresários, profissionais e fornecedores. São eles: 19º Congresso Internacional da World Federation of Building Service Contractors (WFBSC), 22ª Higiexpo – Feira de Produtos e Serviços para Higiene, Limpeza e Conservação e 23º ENEAC – Encontro Nacional das Empresas de Asseio e Conservação.
Além do Jardim Botânico e do restaurante-escola, a sede da Fundação do Asseio e Conservação do Estado do Paraná é constituída por vários setores usados como laboratório para os cursos gratuitos que oferece.
No restaurante-escola há treinamentos voltados à gastronomia e à higienização de cozinhas industriais. Para atender o setor hoteleiro, a FACOP implantou uma suíte de hotel decorada com móveis, tipos de piso e louças encontradas na maioria dos empreendimentos brasileiros, onde ensina sobre os diferentes tipos de produto e maneiras de promover a limpeza da forma correta.
Outro espaço bastante utilizado é o laboratório de Limpeza Hospitalar, no qual os alunos são capacitados para limpar, higienizar e desinfetar ambientes em hospitais, clínicas, laboratórios, UTIs, etc.
Na mesma sede ainda funcionam laboratórios de informática, de limpeza de piso, de panificação, oito salas para aulas expositivas, biblioteca e um auditório para cem pessoas. Aulas para profissionais que atuam nos espaços confinados e em altura também são ministradas de forma prática por diferentes locais ao longo do terreno da Fundação.
Jardim Botânico
O espaço verde da FACOP será batizado com o nome de “Jardim Botânico Alex Canziani”, em homenagem ao apoio oferecido pelo deputado federal Alex Canziani, desde o início dos projetos educacionais da FACOP.
O jardim tem mais de 7 mil metros quadrados de área especialmente planejada para preservar a vegetação nativa existente ao redor e ao mesmo tempo criar um ambiente propício a passeios e à realização de cursos.
Projetado pela arquiteta paisagista Giselle Marques, da Arquintal Paisagismo e Design de Exteriores, a área contém aproximadamente 50 espécies de plantas, sendo as arbóreas e palmáceas 100% espécies nativas, entre Ipês amarelo e roxo, Jabuticabeiras, Pitangueiras, Palmeiras, Jerivas, Butiás, Manacás da Serra, etc.
A grama utilizada é a São Carlos, também nativa da região. Entre os espaços de lazer estão: bosque, playground, academia ao ar livre e mesas para jogo de xadrez. “Nos preocupamos também em deixar a área permeável o máximo possível, usando bastante espaço de grama e paver para circulação de veículos”, declarou Giselle Marques.
Câmeras para acompanhar o desenvolvimento das mudas
Um dos espaços do Jardim Botânico, cerca de 300 metros quadrados, será monitorado por um circuito especial de câmeras, por meio do qual, será possível acompanhar, pela internet, o crescimento e o desenvolvimento de mudas.
Esta área está reservada para os participantes do 19º WFBSC, Congresso Internacional de Asseio e Conservação, que acontece de 10 a 14 de outubro em Curitiba. Eles farão o plantio de mudas nativas e poderão monitorá-las via web.
O Mundial de Limpeza tem como tema central “Água, sua importância na limpeza sustentável” e a iniciativa do plantio das mudas chama a atenção para a relação entre o setor de limpeza e a sustentabilidade.