A Rua 24 horas, localizada no Centro de Curitiba, está desativada desde setembro de 2007, mas a novela envolvendo a primeira rua comercial coberta do País ganhou mais um capítulo nesta terça-feira. Isso porque sete empresas apresentaram propostas à prefeitura para a revitalização da rua.
A previsão inicial é de que a escolha do responsável pelas obras saia em dois meses. As empresas interessadas na reforma são do ramo de construção e engenharia. O projeto foi elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e o custo estimado é de R$ 4,5 milhões.
A comissão de licitação vai analisar a documentação de habilitação das empresas, com os dados técnicos e contábeis apresentados, e verificará quais delas atenderam a todas as exigências do edital da licitação, assinado pelo prefeito Beto Richa no dia 8 de dezembro.
“É uma obra de 4,5 milhões de reais, com projeção para 10 meses de trabalho, devido às restrições existentes na região. Mas vamos finalmente revitalizar e dar nova utilidade à Rua 24 Horas”, disse o prefeito.
Futuro
A Prefeitura vai resgatar a Rua 24 Horas como um dos ícones da cidade. O projeto, elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippuc) prevê a reforma e restauro da Rua – criada há 18 anos – com implantação de café, livraria, agência de correios, central de turismo e espaço cultural.
Um dos diferenciais da nova 24 Horas, que será reformada e gerenciada pela Urbs, Urbanização de Curitiba S/A, é que não haverá pressão pelo retorno financeiro, uma vez que o investimento está sendo feito pelo município, com o objetivo de transformá-la num amplo espaço de cultura, turismo e serviços para a população curitibana e visitantes da cidade.
A reforma mantém as características arquitetônicas da Rua, criada em 1991. O novo espaço terá uma área de funcionamento 24 horas, destinada a livraria e serviços bancários.
Uma das novidades é que a Rua será ponto de chegada e saída da Linha Turismo que registra, em média, 50 mil passagens por mês. Além da linha especial de ônibus, o turista encontrará ainda na rua 24 horas uma série de outros serviços, como informações sobre a cidades e vendas de artesanato e produtos regionais. A 24 Horas terá também espaço para manifestações culturais, como exposições de arte e apresentações de grupos folclóricos.