Foto: Lucimar do Carmo/O Estado |
Vacinação até quarta-feira, dia 6. continua após a publicidade |
A campanha de vacinação contra a poliomielite, prevista para ser encerrada hoje, foi mais uma vez prorrogada no Paraná. Agora, os pais têm até a próxima quarta-feira, dia 6, para imunizar os filhos com a segunda dose da vacina. A decisão da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) de estender a campanha foi tomada com base no número de crianças alcançadas – até anteontem, 84,9% da população com menos de cinco anos havia sido vacinada, ou seja, 774.222 de um total de 911.607. O Estado alcançou um dos mais altos índices do País, atrás apenas de Pernambuco (que vacinou 93,7% das crianças), Distrito Federal (87%) e Sergipe (85%).
A prorrogação é a segunda nesta etapa da campanha. No dia em que foi realizada oficialmente em todo o País, no último sábado (26), o Paraná vacinou 80,3% das crianças dentro da faixa etária pretendida, totalizando 729.526 doses aplicadas. A vacinação duraria até hoje nas unidades de saúde de todo o Estado, mas o índice de 4,6% atingido nos três primeiros dias da semana fizeram com que a Sesa decidisse estender a vacinação por mais cinco dias.
Das 22 regionais de Saúde do Estado, até agora União da Vitória e Ivaiporã foram as únicas a alcançar a meta do Ministério da Saúde (MS), que é vacinar no mínimo 95% da população nessa faixa etária. Essas duas regionais já vacinaram 96,9% e 96,1% das crianças, respectivamente. Os dados da secretaria mostram que sete regionais já passaram dos 90%. Em todo o País, nenhum Estado alcançou a meta do MS. Em Curitiba, apesar de a meta de vacinar 124 mil crianças ter sido ultrapassada, a Secretaria Municipal de Saúde segue a recomendação do Estado, e também prorroga a vacinação. No Paraná, a vacinação ocorre em cerca de dois mil postos de saúde, no horário entre 8h e 17h.