A Secretaria da Saúde lançou nesta quarta-feira (10) seu 18o Boletim Epidemiológico com novas informações sobre possíveis pacientes de Influenza A. A fim de ampliar o acompanhamento de casos no País, o Ministério da Saúde alterou o conceito de caso suspeito, tornando mais abrangentes os critérios que o caracterizam. O novo boletim, que já segue as novas orientações, apresenta sete casos suspeitos.
Um deles, que já constava no boletim anterior, é o da região de Telêmaco Borba que ainda continua sendo monitorado. Outros cinco novos suspeitos pertencem à regional de saúde de Curitiba. Destes, três são mulheres provenientes do exterior ou que tiveram contato com estrangeiros e apresentaram sintomas de gripe.
Há também um homem adulto vindo do Chile e uma criança que chegou da Argentina, ambos com sintomas. Na região de Apucarana, uma mulher que veio da Espanha está sendo monitorada. Ela encontra-se hospitalizada, porém passa bem.
Descartados
Os outros três casos divulgados no boletim anterior foram descartados por exames laboratoriais, dois deles na região de Curitiba e um em Foz do Iguaçu. Dessa forma, o Paraná já descartou 44 casos, sendo 35 por exames laboratoriais e outros 9 por critérios clínicos e epidemiológicos.
Apesar de o Estado ainda não ter nenhum caso confirmado, a Secretaria da Saúde mantém o alerta: quem chegou do exterior ou teve contato com pessoas vindas do exterior, há menos de 10 dias, e apresentou sintomas de gripe, como febre, tosse e dores no corpo (mialgia) deve procurar a unidade de saúde mais próxima e informar seu quadro clínico. Dessa maneira todos os casos poderão ser monitorados corretamente.