A Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) alerta a população sobre os surtos de rubéola e sarampo que estão acontecendo nos Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. Assim, orienta os viajantes que pretendem ir a esses estados que procurem os postos de saúde para receber a Vacina Tríplice Viral (VTV) contra sarampo, rubéola e caxumba.
Até o momento foram registrados 475 casos de sarampo no Rio de Janeiro, 355 casos em Minas Gerais de rubéola e 41 casos de sarampo na Bahia. ?É importante que a população se vacine contra estas doenças. Elas podem trazer complicações sérias?, alerta o secretário da Saúde, Cláudio Xavier.
A vacinação deve ser seletiva, isto é, deve-se considerar o antecedente vacinal da pessoa. Para quem não tem o comprovante de vacinação é necessário que se vacine novamente. Para quem está com a vacinação em dia, não é necessário tomar outra dose. Já para as pessoas com idade entre 11 e 19 anos que tiverem uma dose comprovada deve-se aplicar um reforço da dose.
Da mesma forma, as crianças que receberam a vacina com um ano de idade, quando completarem entre 4 e 6 anos devem ser vacinadas novamente. (AEN)