Braços cruzados

Servidores públicos de Curitiba realizam novo protesto

Servidores municipais realizaram novo protesto na manhã desta quarta-feira (15). Diversos trabalhadores se reuniram na Praça Santos Andrade por volta das 8h. Acompanhados por um carro de som e portando diversas faixas e bandeiras, os trabalhadores iniciaram uma caminhada em direção ao prédio da Prefeitura por volta das 11h.

Em entrevista coletiva realizada na terça-feira (14), a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Curitiba (Sismuc), Irene Rodrigues, e a presidente do Sindicato dos Servidores o Magistério Municipal de Curitiba (Sismmac), Simeri Calisto, afirmaram que a categoria entra em greve a partir desta quarta-feira.

Depois de duas rodadas de negociação realizadas, uma pela manhã e outra à tarde, os representantes dos sindicatos saíram insatisfeitos com as propostas apresentadas pela prefeitura. Os manifestantes pretendem se reunir novamente com representantes da administração municipal ainda nesta tarde.

Após a reunião, os trabalhadores farão uma assembleia para decidir se continuam em greve. A prefeitura, através de sua assessoria de imprensa, afirmou que nenhuma solicitação foi feita e que não há nenhuma reunião programada para esta tarde. Na Secretaria de Recursos Humanos também não se confirmou nenhum encontro formal.

Serviços

A Prefeitura informou que, das 338 unidades de ensino da Prefeitura, apenas 13 não abriram em função de paralisação promovida por Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc) e Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal (Sismmac).

Não funcionaram 12 escolas municipais e uma creche e todas as unidades de saúde da Prefeitura estão abertas. No entanto, em cinco unidades o atendimento é parcial devido à greve.