Servidores protestam em frente à Prefeitura

Os servidores municipais de Curitiba fazem uma vigília nesta terça-feira (20), na Prefeitura de Curitiba, pela manutenção do Instituto Curitiba de Saúde (ICS). Eles protestam contra as mudanças propostas no regulamento que deve ser implementado pela prefeitura. No final da tarde, eles ocuparam a sede da administração municipal e afirmaram que sairão apenas quando forem recebidos pelo prefeito Luciano Ducci.

Como a vigília vai durar a noite toda, um grupo ficará do lado de fora e outro no interior, para forçar uma negociação com o prefeito. “O diálogo é sinônimo de respeito e dignidade”, disse a diretora de imprensa e comunicação do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc), Alessandra Cláudia de Oliveira.

Caixão

Os servidores montaram um caixão com flores, demonstrando que “não vão deixar o prefeito Luciano Ducci enterrar o ICS”.

Com o novo regulamento, a prefeitura propõe que o aumento do valor pago pelo ICS seja anual conforme o IGP-M. Atualmente os servidores pagam um valor fixo de 3,14% pelo ICS no vencimento do salário básico inicial. O reajuste do ICS ocorre conforme o reajuste que a prefeitura dá aos servidores.

Entre outras mudanças propostas no ICS estão a cobrança de valores de algumas consultas e exames realizados nas sedes próprias do ICS, pagamento integral do valor da consulta em caso de falta injustificada, reajuste dos valores e alterações na inclusão de dependentes.

“Não queremos que o ICS vire um plano de saúde. Queremos que ele se torne uma autarquia. Hoje o ICS tem uma natureza jurídica autônomo-privada. O ICS já foi uma autarquia e o atendimento era de total qualidade”, avaliou a diretora do Sismuc.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna