Esta semana será de mobilizações para os servidores públicos estaduais. Amanhã, representantes do Fórum das Entidades Sindicais – que congrega cerca de 14 sindicatos – pretendem sair em caminhada do centro até o Centro Administrativo Luiz Caron, no Centro Cívico. O objetivo principal dos trabalhadores é reivindicar os 15% de reajuste salarial, que faz parte da campanha salarial unificada.

continua após a publicidade

Hoje, a partir das 10h, representantes do fórum se reúnem em ato na Boca Maldita. a manifestação faz parte da série de mobilizações marcadas para a semana. Integrantes do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde Pública do Paraná (SindSaúde) devem participar.

Correção

Apesar da reivindicação de 15%, na quarta-feira passada, o governo estadual enviou projeto à Assembleia Legislativa que prevê apenas 6%. Na ocasião, o governador Roberto Requião comentou que o índice é o possível em momento de crise econômica e para evitar perdas salariais aos mais de 200 mil funcionários do Estado. O projeto de reajuste, se aprovado, começa a valer no próximo dia 1.º 

continua após a publicidade

Os servidores também questionaram o motivo do governo não ter citado na Assembleia as outras reivindicações do funcionalismo, por exemplo a correção das gratificações – que desde 2003 estão congeladas – e o aumento do vale-transporte, do auxílio-alimentação e do auxílio-creche.

Piso

continua após a publicidade

Os professores estaduais, que fizeram grande manifestação na sexta-feira, querem a aplicação da lei nacional do piso salarial para o magistério e a equiparação dos vencimentos com o quadro dos servidores do Estado. Segundo a APP-Sindicato, a defasagem já chega a 25,97%.